sábado, 7 de fevereiro de 2009

Meu pequeno gerador de trilha sonora


Já que anteriormente meu querido F. Silver foi citado devido ao episódio no hospital, acho que cabe algumas reflexões sobre a espécime music player`s.

Sempre fui um apaixonado por trilhas sonoras, acredito que a construção da emoção nas cenas das telonas de cinema e até nas telinhas, como a de 42 polegadas de dedo de pedreiro que tenho em casa, se deve em grande parte ao quesito (não achei a trema no meu teclado, maldita reforma, levou embora uma tecla) musical.

Talvez apenas pela trilha sonora, cenas do cotidiano como ogros sendo mortos por elfos de Mordor, carros que se transformam em robôs, se tornem tão especiais e marcantes em nossa vida louca, mano. (Pequena homenagem do My One Easy a música dos truta)

Com a música correta, qualquer acontecimento de nosso dia, por mais trivial que seja, pode parecer uma cena de cinema. Ou vão me dizer que quando estão na rua, seu mp3 toca aquela música que parece ser extraída de filmes policiais americanos (como Xuxa e os Duendes), você não faz uma arminha com as mãos, e passa a se esconder entre os pedestres. Fingi falar em um rádio de comando imaginário terminando as frases com Falcão Alfa desligo (Fazendo também o clássico chiado ao final da transmissão). No final da música, se atira no chão como se tivesse sido baleado alegando estar vendo o túnel. Até parece que sou apenas eu que faço isso.

E não há como duvidar do poder das trilhas sonoras. Tanto quantos as imagens, os sons também podem provocar os sentimentos mais íntimos de quase todo mundo. A pergunta que não quer calar é qual o sentimento que nos instiga a música PSY. Ainda não sei a resposta, mas deve instigar a compra de óculos escuros e pirulitos, que não são sentimentos, mas TODO MUNDO USA, ao menos neste tipo de festa. (Havaianas, aceito patrocínio)

Admito ter me tornado um escravo do meu Foston Silver. Talvez tenha ficado até um pouco anti-social com isso, já que algumas vezes fingi não ter visto um conhecido que recém entrara no ônibus apenas para poder ouvir minhas músicas. Utilizo uma tática infalível, finjo estar lendo os poemas no ônibus. Não é falta de educação, é que eu não podia parar a música no meio, eu precisava saber se o Eduardo e Mônica iam ficar juntos, ora bolas. “É que o filhinho do Eduardo tá de recuperação, chiu-ru-ru”.

Já que the love is in the air, uma vez vi um casal terminando um relacionamento, dava pra perceber que era isso pelas expressões faciais e manuais da moça, visivelmente emocionada. Já o rapaz parecia calmo, tanto que ouvia música em seu mp3 durante o fato, talvez estivesse ouvindo um Reggae Roots. Ou quem sabe, ele estava tentando fazer aquele momento parecer uma cena de filme, tocando a música tema do filme Ghost para aumentar o clima. Que bonitinho. Ou talvez ele simplesmente não tivesse muito preocupado com uma conversa boba e sem importância dessas. Não, um ser humano não seria capaz de tamanha insensibilidade, nunca.

Mas algo me preocupa, vi na televisão outro dia que ouvir o mp3 acima de 75% do volume máximo por mais que 2 horas por dia, causa surdez em cerca de cinco anos. De acordo com meus cálculos (que não são dos mais confiáveis) em mais ou menos dois anos, o filme da minha vida retrocederá na evolução tecnológica e se tornará um filme sem som. Nunca que a televisão nos forneceria informações nao confiáveis, por isso, daqui dois anos, poderei continuar ao menos “vendo” televisão. O único problema é que um filme sem som e música, vai parecer nada mais do que uma vida real.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi... O que é ouvir o MP3 acima de 75% do volume máximo???? Sendo o volume máximo, ele já não está no 100%?
Ah, as paradas de ônibus de Floripa são de acrílico e não de vidro. Mas a ausência de vandalismo realmente "assusta"!!!

Fagner Nogueira disse...

significa que se teu mp3 tem uma escala de volume de 0 a 31 (que é o normal), 75% do volume máximo é cerca de 23/24. E ouvir acima deste valor é o que pode causar a surdez dentro de alguns anos. Portanto, acima de 75% (23) do volume máximo (31).
o/

Marcelo disse...

Nada melhor do que vir aqui comentar no blog do grandioso Fagner... depois de um glorioso gre-NAL !!! :D

Paulo Finatto Jr. disse...

O my-one-easy poderia se chamar, tranquilamente, my-music-player. Mais de 30% dos textos é sobre os mp3 player's do Fagner...

Unknown disse...

Mas 75% ACIMA do volume máximo é 175%, vaguinho! heuhe.

"O único problema é que um filme sem som e música, vai parecer nada mais do que uma vida real. "

Belo fechamento, hein!

Marcelo disse...

+1 !! +1 !!